Nosso Blog

Tudo sobre Reflexologia e Terapias Integrativas

O que é EFT?

A EFT é a sigla de Emotional Freedom Techniques ou Técnicas de Liberação Emocional, é uma técnica de desbloqueio energético capaz de gerar alívio para diversos problemas, desenvolvido por Gary Craig, que funciona com o sistema energético corpo-mente eliminando todo tipo de problemas emocionais, mentais e físicos, tais como medos, fobias, depressão, ansiedade, dores crônicas, pânico e bloqueios emocionais. Comumente se descreve a EFT como acupuntura emocional sem agulhas, ou técnicas de autoajuda muito poderosa e eficaz.

Muita gente fica em dúvida se a EFT é uma técnica que apresenta resultados positivos para qualquer pessoa.


O que posso dizer sobre isso é que a EFT funciona para quem se permite aplicar a técnica, e claro, não é todo mundo que vai se permitir passar pelo processo, que é intenso e profundo, embora a técnica em si seja simples.


Acredito que o fato da técnica ser simples já causa uma certa estranheza e desconfiança, geralmente as pessoas iniciam o processo e muitas vezes, antes mesmo de finalizar, tem uma agradável surpresa com os resultados obtidos.


Quando a pessoa se abre e permite a aplicação, mesmo que ela não acredite no poder do tratamento, é possível ver resultados.


Isso acontece porque os pontos ativados na EFT são canais energéticos, os mesmos meridianos trabalhados na acupuntura. Então, mesmo que a pessoa não acredite nos resultados possíveis, conforme são feitos os toques e estímulos verbais, que também fazem parte da técnica, o organismo reage a eles e os resultados vão aparecer.

Como funciona as técnicas de liberação emocional

Gary Craig explica de uma maneira muito simples dizendo: “estas técnicas são uma versão emocional de acupuntura sem a utilização de agulhas”. Em vez de utilizar agulhas, se estimulam os pontos dos meridianos tocando com os dedos.


Tocar significa dar leves toques com os dedos para estimular os meridianos. A força do toque não deve ser extremamente forte, mas sim de uma maneira que se sinta confortável.


Estimulando certos pontos energéticos a pessoa se conecta com seu problema. Isto permite que a pessoa libere as emoções negativas ou a dor que está padecendo. Em outras palavras, este toque produz uma harmonização da energia corporal, permitindo que volte a fluir equilibradamente.


As Técnicas de Liberação Emocional (EFT) estabelece: “A causa de todas as emoções negativas é uma desarmonização do sistema energético do corpo.”


Devido ao fato de que as doenças e as dores físicas obviamente estão conectadas com nossas emoções, traz-se a seguinte afirmação:


“Nossas emoções negativas não resolvidas são o maior contribuinte da maioria de nossas doenças e dores.”


Com certeza, quem está recebendo a técnica vai começar a sentir uma mudança na sua fisiologia, vai sentir um certo relaxamento e uma tranquilidade. Quanto mais a pessoa estiver aberta ao processo, quanto mais receptiva estiver enquanto acontece o toque nos canais e as falas sobre os entraves, mais abrangente e incrível será o resultado.


E uma das vantagens dessa técnica é que ela é totalmente natural e ainda pode ser auto aplicada, inclusive para alívios imediatos em momentos de grande tensão.

Os resultados em veteranos de guerra

Para que vocês tenham uma ideia, a EFT é tão poderosa que foi usada em um projeto para tratar traumas de veteranos de guerra. São homens que passaram por situações horríveis e dramáticas e voltaram para casa com grandes sequelas traumáticas.


Então, 12 praticantes de EFT nos Estados Unidos criaram o Stress Project. Eles aplicaram a técnica de EFT em cerca de 18 mil veteranos de guerra e puderam acompanhar de perto os resultados positivos.
Entre os benefícios que estes veteranos relataram estão o fim de uma hipervigilância severa, o reencontro com momentos de alegria e a sensação de calma, apesar de todas as lembranças de situações limites que foram vividas em combate.


Aqui é importante entender que além do processo de limpeza, após aplicação também acontece o processo de ressignificação, ou seja, o passado não muda, o que muda é a forma como eu interpreto o que aconteceu.


A EFT é, com toda certeza, uma técnica muito eficiente de liberação energética e qualquer pessoa pode se beneficiar dela.


Mas, claro, os resultados são sempre melhores e mais profundos quando a pessoa está aberta e receptiva para recebê-la.


Vale muito investir, experimentar e vivenciar essa técnica para entender de perto tudo que ela pode fazer para ajudar pessoas a se liberar das angústias, medos, dores e fobias que são trazidos pela vida, e tem a facilidade de ser aplicada por um terapeuta de forma presencial ou on-line.

A simplicidade da EFT e os resultados surpreendentes

Se considerarmos que a técnica de EFT é simples, não é invasiva, não depende de outros aspectos para funcionar e tem como benefícios o bem estar, estabelecer o equilíbrio, promover a liberdade de emoções, concluímos que ela é muito eficaz.
Resumindo a técnica é simples, autoaplicável e muito poderosa.
Com estas técnicas você poderá solucionar muitos problemas rapidamente.
Ela tem um grande diferencial por ser autoaplicável, então você pode se aplicar ou passar com um profissional para casos mais complexos. Agende a sua sessão com um Terapeuta Especialista em EFT.

Aplicando isoladamente ou associado a outras técnicas

Se você já é terapeuta de outras áreas pode usar a EFT para potencializar o resultado dos seus atendimentos, e ela também é uma ótima oportunidade para quem deseja iniciar sua jornada como terapeuta. Como ela pode ser aplicada de forma presencial ou on-line isso traz um grande benefício para quem está iniciando.

Quer se tornar um Especialista em EFT, faça a nossa formação!

Está gostando do Conteúdo? Compartihe!

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook
Share on twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Posts Recentes:

Receba os Novos Conteúdos

Inscreva-se 

Gostou do Conteúdo?

Receba os novos conteúdos em primeira mão se cadastrando em nossa Newsletter, é grátis!