Nosso Blog

Tudo sobre Reflexologia e Terapias Integrativas

Ansiedade mal do século, como aliviar através da reflexologia

A ansiedade é de longe um dos principais males de nosso século. Para piorar, o excesso de ansiedade leva a diversas patologias tanto de ordem física quanto emocional.

No entanto, é importante lembrar que a ansiedade, embora indicada como vilã em muitas ocasiões, na verdade é uma resposta natural de nosso corpo ao ambiente externo. O problema surge quando essa resposta ultrapassa o limite do saudável, requerendo intervenção.A reflexologia se posiciona como uma excelente alternativa para aliviar a ansiedade. Já tentou de tudo e não obteve os resultados esperados? Veja o que essa técnica pode fazer por você!

O que é reflexologia?

A reflexologia trabalha com estímulos em certos pontos de nosso corpo, que são chamados de  terminações nervosas e que correspondem a áreas reflexas de nosso organismo.

Dessa forma, determinada parte da sola de nosso pé está associada à saúde do intestino, enquanto outra diz respeito ao nosso emocional, e assim por diante.

Ao trabalhar nestas regiões, por meio de técnicas específicas, o reflexoterapeuta consegue trazer informações importantes sobre diversos aspectos de sua saúde, inclusive tratar alguns deles durante a prática. A reflexologia não faz diagnóstico, mas tem um método de avaliação e tratamento muito assertivo.

Como a reflexologia funciona?

A reflexologia podal trabalha com as solas do pé, com estímulos e técnicas que visam aliviar o estresse, promovendo a liberação de tensão nas estruturas estimuladas e melhorar a circulação sanguínea; com isso a sola do pé é mapeada, com pontos que correspondem aos órgãos e vísceras onde serão dados os estímulos com objetivo de restabelecer a saúde física e emocional. Quer se aprofundar nos estudos? Conheça os cursos oferecidos pela Cetar!

Quais os principais benefícios da reflexologia?

Os benefícios da reflexologia dependem dos objetivos da sessão, dado que a técnica aplicada tende a ser personalizada para cada interagente. No entanto, os benefícios básicos dessa prática são:

  • Redução do estresse.
  • Redução da ansiedade.
  • Equilíbrio corporal.
  • Alívio de dores musculares.
  • Alívio de dores em articulações.
  • Melhora do sistema gastrointestinal.
  • Aumento da imunidade.
  • Sensação de bem-estar.

O que é a ansiedade?

A ansiedade é muitas vezes mal compreendida, ainda mais quando a colocamos como vilã da história. De fato, ela é apenas uma resposta natural de nosso corpo aos estímulos externos.

Ter ansiedade é normal, o problema é quando a resposta não condiz com os estímulos recebidos. Só para exemplificar, sentir “frio na barriga” antes de uma prova é aceitável, mas passar mal ou entrar em pânico, não.

Como a ansiedade é o “preparo” para um evento na iminência de acontecer (geralmente negativo), quem sofre com excesso de ansiedade está sempre em estado de alerta, com os músculos tensos e os dentes cerrados.

Veja mais alguns sintomas da ansiedade na próxima seção.

Quais os sintomas da ansiedade?

Frio na barriga, mãos suadas e às vezes coração latejante são alguns dos sintomas da ansiedade. Podemos sentir esses sintomas em diversos momentos de nosso cotidiano, como no trânsito ou no trabalho.

Em geral, não são sintomas sérios, por isso acabam por não justificar intervenções. No entanto, se você perceber que estão ficando mais intensos, vale a pena analisar a situação mais a fundo.

Fique atento se sentir alguns dos sintomas abaixo, que indicam problemas graves de ansiedade:

Apetite desregulado

O apetite desregulado é bastante comum em quem tem problemas de ansiedade. 

Note que estar desregulado significa comer além do necessário, ou então comer menos. Além disso,  os ansiosos tendem a comer para “espantar a ansiedade”, tornando a comida um método de escape.

Você come fora em momentos inadequados? Se sim, existem eventos que desencadeiam esse comportamento? É bastante provável que a ansiedade esteja por trás de tudo.

Sono de má qualidade

A ansiedade está totalmente relacionada à qualidade do sono.

Quem sofre com excesso de ansiedade simplesmente não consegue largar as preocupações de lado, inclusive aumenta o tamanho delas. Isso significa deixar o corpo em estado de alerta até mesmo durante a noite, causando um sono leve, sem atingir os estados mais profundos e relaxados.

É por isso que os ansiosos acordam cansados: a mente deles trabalhou a noite toda!

Medos irracionais

Aqui vale um adendo: praticamente todos os medos são irracionais, mas, neste contexto, nos referimos a medo de coisas simples.

O estado de alerta exagerado causado pela ansiedade faz com que o ansioso veja perigo em tudo. Ou seja, é como se diversas ameaças o cercassem, por isso muitos deles não gostam de sair de casa, mesmo que só para ir até a esquina.

Excesso de preocupações

A ansiedade tende a aumentar os problemas de modo constante. Um chuveiro quebrado, para um ansioso, é motivo de muita angústia, porque a mente dele focará em todos os problemas que isso vai trazer.

Tensão muscular

A tensão muscular é outro sintoma importante da ansiedade, porque está diretamente relacionada ao estado de alerta que falamos anteriormente.

Quando nosso corpo percebe uma ameaça, rapidamente entra em modo de combate, enrijecendo os músculos e aumentando a frequência cardíaca.

Por isso ansiosos tendem a ficar com os ombros levemente levantados, causando dores no trapézio.

Sintomas físicos

A ansiedade se manifesta de diversas formas em nosso corpo, de modo direto e indireto. 

Um dos sintomas físicos mais comuns, fora a tensão muscular, é a incapacidade de relaxar — mesmo em ambiente relaxado.

O ansioso tende a demonstrar movimentos repetitivos, como coçar o braço ou olhar para os lados, e até entrar em pânico sem motivo aparente. 

Como diminuir a ansiedade no dia a dia?

A reflexologia traz um alívio imediato aos sintomas da ansiedade que, quando complementada por hábitos saudáveis, promove uma melhora incrível na vida das pessoas.

Para evitar a ansiedade, procure trabalhar com planilhas para gerir seus horários, assim como montar cronogramas de seus dias. Isso evita preocupações, além de trazer mais previsibilidade para sua rotina, deixando os pensamentos de preocupação longe de você.

A reflexologia é um tratamento muito eficaz no tratamento da ansiedade. Quer experimentar os métodos da reflexologia? Você encontra os melhores terapeutas de reflexologia podal na Cetar. Além disso, temos uma clínica social com preços que cabem no bolso!

Está gostando do Conteúdo? Compartihe!

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook
Share on twitter

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Posts Recentes:

Receba os Novos Conteúdos

Inscreva-se 

Gostou do Conteúdo?

Receba os novos conteúdos em primeira mão se cadastrando em nossa Newsletter, é grátis!