Nosso Blog

Tudo sobre Reflexologia e Terapias Integrativas

Fibromialgia, a doença invisível

A fibromialgia é uma doença caracterizada pela dor muscular generalizada pelo corpo sem causa aparente. A condição, que afeta aproximadamente 3% da população mundial, possui um diagnóstico complexo e difícil (que pode inclusive demorar anos), geralmente afeta adultos entre os 25 e 50 anos e é mais prevalente em mulheres. De acordo com a Sociedade Brasileira de Reumatologia, a doença não tem cura, mas tem tratamento. A intervenção busca aliviar os sintomas e melhorar a qualidade de vida dos pacientes.

Neste artigo, você vai compreender o que é fibromialgia, os sintomas e como as terapias integrativas podem ser grandes aliadas para lidar com a doença no dia a dia. Acompanhe.

O que é fibromialgia?

Também conhecida como doença invisível, a fibromialgia é uma condição de saúde crônica que afeta principalmente os músculos e articulações.

Por não estar associada a nenhuma inflamação ou qualquer outra condição física, não é detectada em exames laboratoriais e de imagem, o que dificulta o seu diagnóstico e acesso ao tratamento adequado pelos pacientes. Porém, é descrita por eles como uma dor aguda, latejante e percebida em diferentes áreas do corpo.

Causas

Apesar de não ser uma doença rara, as causas exatas da fibromialgia ainda seguem desconhecidas. Acredita-se, no entanto, que fatores genéticos, distúrbios químicos no cérebro, fatores ambientais, estresse crônico, traumas físicos e emocionais possam contribuir para o desenvolvimento da doença.

Além destes fatores, algumas doenças virais, infecciosas e autoimunes como artrite reumatoide e o lúpus também podem estar relacionadas às causas da fibromialgia.

Sintomas

Os sintomas da fibromialgia variam de pessoa para pessoa, mas geralmente incluem dor intensa e generalizada, que piora quando se está em movimento. Além disso, também há a fadiga, que pode variar de cansaço até exaustão, dependendo da percepção de dor do paciente. Além disso, outros sintomas comuns da doença incluem:

  • Alterações no padrão do sono;
  • Problemas de memória;
  • Dificuldades de concentração;
  • Alterações no humor;
  • Sensibilidade à luz e ao som;
  • Sensações de formigamento principalmente nos pés e nas mãos;
  • Dor de cabeça frequente;
  • Tensão muscular;
  • Dor intensa ao toque em determinadas partes do corpo como pescoço, ombros, costas, braços, pernas e quadril;
  • Alterações intestinais (prisão de ventre ou diarreia);
  • Depressão e ansiedade.

Diagnóstico da fibromialgia

O diagnóstico geralmente é baseado nos sintomas descritos pelos pacientes, em exames físicos e geralmente é feito por um reumatologista. Durante o atendimento, o médico pode solicitar exames de sangue, ressonância magnética e demais exames de imagem para excluir outras condições que podem causar sintomas semelhantes.

Feito isso, o profissional de saúde pode usar critérios como a dor generalizada por mais de 3 meses e a avaliação dos pontos de dor do paciente. Este, por sua vez, é um exame clínico que consiste em mapear a dor em pelo menos 11 dos 18 pontos específicos do corpo localizados em regiões como tórax, lombar, ombros, coluna, braços, mandíbula, abdômen, coxas, pernas e quadris.

Por ser uma avaliação subjetiva, já que a dor pode ser percebida em locais diferentes e em intensidades distintas de pessoa para pessoa, o reumatologista deve levar em consideração os outros sintomas relatados pelo paciente durante a consulta. Em outras palavras, a ausência de dor em um ou mais pontos não deve ser o principal critério para excluir a possibilidade da doença.

Tratamento para fibromialgia

Conforme pontuamos anteriormente, a fibromialgia é uma condição de saúde crônica. A abordagem para tratamento, é multidisciplinar, tem como principal objetivo aliviar os sintomas e melhorar a qualidade de vida da pessoa.

O tratamento geralmente envolve medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios para controlar a dor, bem como antidepressivos e ansiolíticos para regular o humor e melhorar a qualidade do sono. Ambos devem ser combinados com a terapia psicológica comportamental para ajudar o paciente a lidar com o estresse e a ansiedade relacionados à doença.

Outra forma de conviver com a fibromialgia é por meio da prática regular de atividades físicas. Exercícios de baixo impacto como caminhada, alongamento, pilates, ioga e hidroginástica diminuem a rigidez muscular e reduzem as dores. Se forem realizados em ambientes coletivos, aliás, ajudam na socialização com outras pessoas e aliviam sintomas depressivos. Uma dieta equilibrada também pode auxiliar no tratamento de dores crônicas.

Terapias integrativas como tratamentos complementares para fibromialgia

Além das abordagens já citadas e das mudanças no estilo de vida como a prática de atividades físicas e a alimentação equilibrada, as terapias integrativas também podem ser grandes aliadas no tratamento da fibromialgia.

Tratam-se, na verdade, de abordagens terapêuticas complementares, como a massagem relaxante, a acupuntura e reflexologia, que ajudam a aliviar os pontos de tensão do corpo e a gerenciar os sintomas.

Massagem relaxante

A massagem relaxante é especialmente benéfica para quem sofre com fibromialgia. Por meio de manobras específicas no corpo, a técnica promove relaxamento físico e mental, reduzindo a tensão muscular, o estresse e a ansiedade durante as crises da doença.

Acupuntura

Entre as terapias integrativas eficazes no tratamento da fibromialgia, a acupuntura também se destaca. A técnica envolve a inserção de finas agulhas em pontos específicos do corpo para promover o relaxamento, aliviar a dor, melhorar a circulação sanguínea e estimular atividades cerebrais.

Estudos demonstram que a acupuntura estimula a liberação de endorfinas e encefalinas, neurotransmissores com efeitos analgésicos que ajudam a controlar a dor.

Reflexologia

A reflexologia também integra o rol de terapias integrativas e complementares que podem melhorar a qualidade de vida de pessoas com fibromialgia, especialmente as mulheres.

A técnica consiste em aplicar pressão suave em pontos específicos dos pés, mãos e orelhas, que representam vários órgãos do corpo. Ao pressionar esses pontos com as mãos ou com instrumentos apropriados, o reflexoterapeuta estimula várias funções corporais, como o sistema nervoso do paciente. Dessa forma, é possível amenizar a dor, reduzir a fadiga, melhorar o humor, induzir o sono reparador e promover mais disposição para realizar as atividades diárias.

Durante o tratamento da fibromialgia através da reflexologia, os pacientes passam a ganhar mais qualidade de vida e ter uma compreensão melhor dos aspectos emocionais e comportamentais que permeiam o seu  dia a dia, geralmente as pessoas relatam que as dores são do fio de cabelo até a unha do dedão do pé, o reflexoterapeuta durante o tratamento estimula pontos específicos que ajudam a relaxar o corpo, promover um sono de qualidade e simultaneamente trata as dores que tanto atormentam quem sofre desse mal.

Quer aprender reflexologia e outras terapias integrativas para levar mais saúde, bem-estar e qualidade de vida a milhares de pessoas? Conheça os cursos da Cetar – Escola de Terapias e se torne um profissional certificado e capacitado para transformar vidas. Saiba mais.

Está gostando do Conteúdo? Compartihe!

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook
Share on twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Posts Recentes:

Receba os Novos Conteúdos

Inscreva-se 

Gostou do Conteúdo?

Receba os novos conteúdos em primeira mão se cadastrando em nossa Newsletter, é grátis!