Nosso Blog

Tudo sobre Reflexologia e Terapias Integrativas

Depressão, a reflexologia pode te ajudar!

A depressão é um transtorno mental que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. Só no Brasil, o problema acomete cerca de 15% da população, causando impactos negativos na qualidade de vida dos indivíduos.

A doença causa sentimentos de tristeza profundos, perda de interesse e prazer pelas atividades cotidianas, insônia e alterações no apetite. 

A boa notícia é que a reflexologia pode ser uma grande aliada no tratamento da depressão, pois é uma terapia alternativa, complementar e natural, que estimula os sistemas nervoso, circulatório e endócrino do paciente, aumentando a sua sensação de bem-estar.

Esta terapia também pode ser usada como complemento a outros tratamentos, como medicamentos, acupuntura, ioga, a psicanálise e os florais, potencializando os resultados e aumentando as chances de recuperação.

Quer saber como a reflexologia pode ajudar no tratamento da depressão? Continue a leitura deste artigo e descubra!

O que é reflexologia?

Em princípio, a reflexologia é uma terapia holística e milenar, que há muitos anos vem sendo usada para tratar diversas condições de saúde, incluindo a depressão. 

A terapia se baseia no princípio de que existem pontos reflexos nos pés, nas mãos e nas orelhas que correspondem a todas as partes do corpo. Ao estimular esses pontos com pressão, o reflexoterapeuta estimula várias funções corporais, incluindo o sistema nervoso, o sistema circulatório e o sistema endócrino. Dessa forma, ele busca o equilíbrio do organismo e promove a saúde física e emocional dos pacientes.

Como a reflexologia pode ajudar no tratamento da depressão?

Como pontuamos anteriormente, a depressão é um transtorno mental que afeta milhões de pessoas no mundo todo. A condição pode ser causada por diversos fatores, como predisposição genética, fatores ambientais, psicológicos e sociais. 

Seja qual for o motivo, a doença é caracterizada por uma apatia persistente, perda de interesse pelas atividades cotidianas, sentimento de culpa, baixa autoestima, alterações do sono e do apetite, dificuldade de concentração, entre outros sintomas. A depressão também está relacionada a problemas de saúde física, como doenças cardíacas, diabetes, hipertensão e obesidade.

A reflexologia pode ajudar no tratamento da depressão de várias formas. Primeiramente, ela proporciona um momento de relaxamento e bem-estar, aliviando o estresse e a ansiedade que podem agravar o quadro depressivo. 

Além disso, a terapia estimula a liberação de substâncias como endorfina, serotonina, dopamina e ocitocina pelo organismo, popularmente conhecidas como neurotransmissores da felicidade.

Ademais, a reflexologia também pode atuar sobre os órgãos e sistemas que geralmente são afetados pela depressão, como o sistema nervoso, o sistema endócrino, o sistema digestivo e o sistema imunológico.

Reflexoterapia podal para aliviar sintomas depressivos

A terapia é aplicada em três áreas específicas do corpo: pés, mãos e orelhas. No entanto, a reflexologia podal (dos pés) é a mais popular entre todas as técnicas. 

Também conhecida como reflexoterapia, a técnica consiste em aplicar pressão em pontos nos pés que correspondem a órgãos e partes do corpo. Essa estimulação pode ser feita com os dedos, com as mãos ou instrumentos apropriados e ajuda a equilibrar o organismo e promover o bem-estar físico e emocional. Entenda adiante seus principais pontos e efeitos.

  • O ponto do plexo solar, que ajuda a acalmar a mente referente às preocupações; 
  • O ponto da glândula pineal, que regula os ciclos de sono e vigília; 
  • O ponto da glândula tireoide, que influencia o metabolismo e o humor; 
  • A área da circulação, que melhora a circulação e a oxigenação do sangue.

Como você pode perceber, a reflexologia podal pode ser usada como tratamento para a depressão, pois é um método suave, não invasivo e sem contraindicações, ou seja, todos podem se beneficiar com a prática.

A terapia integrativa pode ajudar a melhorar a qualidade de vida, pois alivia a tensão muscular, reduz o estresse e a ansiedade, melhora a circulação sanguínea e promove o bem-estar físico e emocional. A reflexologia também aumenta a autoestima e a confiança, que são aspectos importantes para a recuperação da depressão.

Reflexologia – terapia integrativa com benefícios comprovados

Atualmente, várias terapias integrativas podem ser usadas para ajudar a tratar a depressão. De fato, elas não excluem os tratamentos convencionais prescritos pelos médicos, mas podem ser usadas de forma complementar para potencializar os resultados dos tratamentos.

São técnicas como a acupuntura, a ioga, a meditação, a aromaterapia e a própria reflexologia, que podem ser combinadas para amenizar os sentimentos de tristeza, ansiedade e fadiga física e emocional. A psicanálise, abordagem terapêutica que busca compreender o funcionamento da mente humana e tratar condições que causam sofrimento emocional, também se faz muito útil no tratamento da depressão, pois oferece ao paciente um espaço de escuta e acolhimento.

Graças aos seus benefícios cientificamente comprovados, a reflexologia faz parte do rol de práticas integrativas do SUS (Sistema Único de Saúde) e vem sendo oferecida em várias clínicas médicas e estéticas ao redor do mundo. Sendo assim, há um amplo mercado a ser explorado, que necessita cada vez mais de profissionais capacitados, empáticos e capazes de transformar vidas.

Nesse contexto, a Cetar – Escola de Terapias – surge como grande aliado na certificação e capacitação de profissionais aptos a desenvolverem seres humanos por meio do conhecimento, acolhimento e respeito.

Conheça os nossos cursos de reflexologia e seja o agente de mudança na vida de muitas pessoas.

Está gostando do Conteúdo? Compartihe!

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook
Share on twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Posts Recentes:

Receba os Novos Conteúdos

Inscreva-se 

Gostou do Conteúdo?

Receba os novos conteúdos em primeira mão se cadastrando em nossa Newsletter, é grátis!