Nosso Blog

Tudo sobre Reflexologia e Terapias Integrativas

O que é constelação familiar?

Antes de mais nada, a terapia de constelação familiar não tem nada a ver com astronomia ou astrologia. Seu nome deriva de uma palavra alemã que significa, em tradução literal, “representar a família”.
Porém, como foi traduzida diversas vezes, inclusive como “constelação” em inglês, resultou no nome que conhecemos hoje.
Posto isso, essa técnica terapêutica tem como princípio básico a ideia de que somos parte de um processo cronológico, que leva em consideração nossa ancestralidade.
Nesse sentido, diversas questões podem ser tratadas com base em nossa linhagem, dado que muitas vezes são transmitidas por nossos ancestrais.
Além disso, a constelação familiar também considera todas as “pendências” de nossa vida e seus impactos.
Bem completa, não é verdade?

Como a constelação familiar nasceu?

Constelação Sistêmica é uma prática de desenvolvimento pessoal, uma intervenção terapêutica breve, trazida à luz e desenvolvida pelo terapeuta alemão Bert Hellinger (1925-2019), que visa acessar a origem de situações “negativas” trazidas pelo cliente, situações pontuais ou ainda situações que se repetem em sua vida que podem estar no seu passado pessoal, familiar, ancestral, em fatos, acontecimentos traumáticos, situações que não foram resolvidas etc.
Em 1950, Bert Hellinger, já estando ordenado padre, foi enviado para a África do Sul como missionário, onde atuou como educador e diretor de escola.
Foi um grande professor nessa comunidade e seu grande envolvimento com a população local permitiu uma imensa troca de experiências e aprendizados que agregaram no desenvolvimento das Constelações Familiares, pois Hellinger passou a estudar a forma como os Zulus, a etnia predominante na Africa do Sul, lidavam com questões grupais importantes.
Após muitas vivências na Alemanha e nos Estados Unidos, Helinger iniciou a publicação dos livros que levariam seus conhecimentos ao mundo.
O mais curioso de tudo é que as produções só começaram quando Hellinger tinha 70 anos de idade, pois ele não costumava registrar suas práticas.
Com mais de 100 livros publicados, dentre eles os mais conhecidos “Constelações Familiares” e “Ordens do Amor”, em que é possível tomar contato com boa parte dos conhecimentos derivam de suas vivências na África do Sul.

O trabalho de Constelação Sistêmica permite ao cliente, trazer à consciência a todos os elementos que compõe estas situações e que muito facilmente ficam inconscientes/ocultas, encobertas pela própria dinâmica da vida.
A partir do clareamento destas dinâmicas ocultas, a técnica possibilita um reordenamento da situação possibilitando ao cliente experimentar em sua vida, um maior fluir de aspectos de sua vida que se encontravam travados.
O trabalho de Constelação é realizado em uma única sessão com duração entre 60 a 90 minutos, podendo ser feita em grupo, mas também de forma individual (somente o cliente e o facilitador) e ainda, nestas duas modalidades pode ser realizada por vídeo conferência.
Quer se aprofundar nos estudos? Temos um curso completo sobre constelação familiar!

Constelação familiar faz parte de alguma religião?

Não, o trabalho de Constelação Familiar não faz parte de nenhuma religião nem movimento religioso de qualquer natureza.
Embora tenha sido organizada por psicólogo que foi um sacerdote da Igreja Católica (padre), quando da elaboração da técnica ele já havia se desligado desta instituição.
Na verdade, o Trabalho de Constelação Familiar é uma sistematização de várias outras técnicas, conhecimentos e métodos terapêuticos que se mostrou muito eficiente em lidar com toda a gama de problemas pessoais, tendo como base a relação da pessoa com sua família e sentimentos

Quais são os principais benefícios?

Um dos principais benefícios da constelação familiar é a melhora na forma como nos relacionamos com as demais pessoas e o meio em que vivemos.
Dessa forma, muitos pacientes relatam que o fluxo do amor foi positivamente impactado, permitindo relacionamentos saudáveis e até a viver grandes amores.
Além disso, diversas dores no corpo surgem pela forma como lidamos com nossas emoções. Assim, a constelação também pode aliviar essas dores e, em alguns casos, livrar a pessoa de uma vez por todas de dores psicossomáticas.
Por fim, outro grande benefício é o aperfeiçoamento da sua forma de estar no mundo e nas relações, uma mudança natural de seu padrão comportamental através da ampliação da visão de todos os elementos atuantes no seu sistema e que geram a sua vida como ela se apresenta.
Esta percepção ampliada possibilita uma compressão profunda de sua própria vida e de seus problemas e assim, tomar as rédeas de suas vidas.

Onde está sendo aplicada nos dias de hoje?

Basicamente, a constelação familiar pode se encaixar em diversos contextos.
Hoje, diversos processos educacionais entendem os benefícios dessa terapia, assim como hospitais e até certos ramos do direito colhem seus frutos.
Porém, vale lembrar que ter um profissional qualificado é imprescindível para usufruir dos benefícios.

Como a constelação familiar pode ser aplicada?

Existem algumas maneiras de se fazer uma constelação familiar, sendo um trabalho terapêutico sempre direcionado à uma única pessoa, portanto é uma intervenção terapêutica individual realizada a partir de uma demanda/questão específica trazida pelo cliente. Ela pode ser aplicada em grupo com a participação/colaboração de outras pessoas ou apenas com a presença do cliente e do facilitador/constelador. Nestes casos para facilitar a dinâmica costuma-se utilizar elementos como bonecos, cartões, pranchas de chão, peças etc. Ultimamente também se tornou comum e viável, a realização on-line através de vídeo conferência.

Onde fazer terapia de constelação familiar?

Se você se interessou pela constelação familiar e quer aproveitar todos os benefícios que ela pode trazer para a sua vida, venha para a Cetar.
Temos profissionais treinados e experientes nessa prática, que irão ajudá-lo muito na hora de conquistar os seus objetivos.
Agende uma consulta!

Está gostando do Conteúdo? Compartihe!

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook
Share on twitter

3 respostas

  1. Olá! Excelente conteúdo.Super indico a Cetar para todos,.
    Equipe maravilhosa, dedicados, acolhedores e especialistas no que ensinam.
    Abraço

  2. Ansiosa para participar de mais essa formação que será incrível, uma escola com nível muito alto de excelência e competência e profissionais capacitados e amorosos com o seu modo de ensinar!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Posts Recentes:

Receba os Novos Conteúdos

Inscreva-se 

Gostou do Conteúdo?

Receba os novos conteúdos em primeira mão se cadastrando em nossa Newsletter, é grátis!