Terapia milenar, a reflexologia tem o objetivo de devolver o equilíbrio ao organismo. E consegue fazer isso por meio de estímulos em pontos específicos localizados nos pés, que estão conectados a órgãos, membros e glândulas do corpo.
De caráter holístico (que trata o ser humano como um todo, na sua integridade), a reflexologia vem se firmando como uma terapia integrativa muito importante na área de saúde porque proporciona benefícios como aumento da circulação sanguínea, melhora da circulação linfática, aumento da imunidade, diminuição da ansiedade, alívio da dor e do estresse.
O Brasil é um dos países com maior índice de estresse e ansiedade do mundo e até por isso a procura por terapias como a reflexologia tem crescido por aqui. As pessoas querem se tratar e se prevenir.
Recomendada desde 2012 pela Organização Mundial de Saúde, a reflexologia foi incluída na Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em 2017. Isso significa que ela é aceita – e praticada – dentro do SUS (o Sistema Único de Saúde), o que abriu muitas possibilidades de trabalho para profissionais da área, já que a demanda não para de crescer.
O curso de reflexologia e a área da saúde
Neste cenário, além da rede pública de saúde, o mercado de trabalho cresce em clínicas especializadas, na atuação em conjunto com a medicina tradicional, nas empresas que querem oferecer mais qualidade de vida e bem-estar aos funcionários, em hotéis, resorts, navios e até mesmo nas academias mais tradicionais.
Por isso, os cursos de reflexologia e a área da saúde andam sempre lado a lado. É importante dizer que qualquer pessoa pode fazer um curso e se tornar um profissional da área, ou seja, não é preciso ter formação prévia na área de saúde. Mas é muito importante ter em mente que a reflexologia não é uma simples massagem, e sim um trabalho sério, que exige profissionais bem formados, capazes de atuar diretamente com a saúde e o bem-estar das pessoas.
Sendo assim, os interessados em desbravar esse mercado precisam investir em uma jornada de formação, fazendo um bom curso e desvendado cada etapa do caminho. Afinal, trabalhar com reflexologia tem a ver com trabalhar com a autoestima (própria e do outro), além da saúde e bem-estar.
Diferenciais de um bom curso de reflexologia
Um bom curso de reflexologia é aquele que vai permitir ao aluno se aprofundar sobre o funcionamento do corpo humano e entender como tudo se processa de forma integrada.
O aluno precisa ser colocado em contato com conteúdos de inteligência emocional e desenvolvimento humano que colaborem para que desenvolva um olhar para dentro de si e possa buscar os recursos internos que ajudem na recuperação de autoestima e potencial.
Sendo assim, um bom curso de reflexologia vai ensinar fisiologia, prática da reflexologia, prática de atendimento, inteligência emocional e muitos conteúdos de autoconhecimento. Ter uma metodologia vivencial, e não apenas um processo teórico, facilitará o aprendizado do aluno, pois levará o aluno a vivenciar em sala de aula o conteúdo ensinado, assim ajuda o aluno a compreender o processo fisiológico, emocional e comportamental que envolve a reflexologia, se tornando um profissional capacitado e humanizado. Como se vê, o curso de reflexologia e a área de saúde andam lado a lado para formar profissionais comprometidos e responsáveis.
Para se aprofundar ainda mais, é possível aprender sobre as histórias que os pés nos contam através das manchas, pintas e linhas, assim como compreender como os traumas vividos na infância podem influenciar na vida adulta e a ter um olhar sistêmico para toda a sua história.
Na Cetar, os cursos de Introdução, Formação e Especialização levam os alunos à essa jornada profunda e transformadora.
Fique atento aos nossos conteúdos e esteja sempre atualizado. Assine a nossa newsletter!