
A reflexologia é uma técnica milenar que utiliza os pés como um veículo para aliviar dores, tensões e até compreender as emoções.
Nossos pés são como mapas do corpo e possuem pontos que refletem diversos órgãos e estruturas. Ao serem pressionados da forma correta, eles ajudam o organismo a reestabelcer o equilíbio e o seu bom funcionamento.
Por si só, os estímulos da reflexologia já são muito eficientes. Porém, um reflexoterapeuta qualificado agrega mais assertividade ao tratamento quando associa a outros conhecimentos. É o caso, por exemplo, da Análise da Personalidade Através das Estruturas dos Dedos dos Pés. Associando esses dois conhecimentos, o processo de assertividade fica muito maior porque é possível entender os processos físicos e emocionais e como podem estar influenciando nas questões comportamentais.
Por meio da reflexologia e da Análise da Personalidade Através das Estruturas dos Dedos dos Pés, é possível ir além dos processos fisiológicos, sintomas e queixas.
Uma pessoa que vai fazer uma sessão de reflexologia com um profissional experiente vai conseguir ter mais clareza sobre os processos que está evidenciando naquele momento, por exemplo: se os os traumas que a pessoa teve na vida estão impactando nos conflitos do momento atual; e se os desconfortos que ela pode está sentindo físicamente estão relacionados ao seu estado emocional.
Isso acontece porque traumas ou mágoas enfrentadas na vida, ficam registrados nos nossos pés, que são a nossa base.
Ao preencher a ficha de anamnese para uma sessão de reflexologia, a pessoa coloca uma queixa principal que será o “norte” para o qual o profissional vai olhar.
Mas à medida que a sessão vai passando, um reflexoterapeuta experiente consegue ampliar o conteúdo para somar as informações que estão influenciando naquela questão principal. Aí o leque se abre e muitas questões do seu passado podem vir a tona.
Às vezes a pessoa está em um dia ruim, sem ânimo, mau humorada e angustiada, e não temnoção porque está assim. Pelos pés é possível saber, por exemplo, se ela teve um pesadelo à noite e se aquilo está influenciando no seu emocional.
Muitas vezes, a pessoa não percebe a influência que aquele pesadelo pode estar tendo sobre o seu dia. Mas ao colocar atenção nesta questão e falar sobre ela, acaba aliviando as sensações.
Porém, isso só vai funcionar se o corrido tiver sido no mesmo dia e estiver de fato influenciando o padrão do dia da pessoa.
A reflexologia é de grande ajuda no tratamento para ansiedade, insônia, depressão, fibromialgia, enxaqueca, sinusite, stress e tantas outras patologias.
Além disso, é bom frisar que a reflexologia não faz diagnóstico. Mas é uma terapia integrativa muito assertiva que pode caminhar lado a lado com outros tratamentos.