Agende um tratamento

Preencha seus dados e retornaremos com a
confirmação do seu agendamento.

Por favor preencha o campo.
Por favor preencha o campo ou verifique o endereço digitado.
Por favor preencha o campo com apenas números.
Por favor preencha o campo.
Por favor preencha o campo.
Home » Blog » O que são Terapias Integrativas e como trabalhar com estas técnicas

O que são Terapias Integrativas e como trabalhar com estas técnicas

A busca pela saúde, pelo bem-estar e pelo autocuidado está levando as pessoas a descobrirem, cada vez mais, as Terapias Integrativas. São tratamentos que utilizam recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais (e muitas vezes estudados pela ciência) que ajudam a prevenir e solucionar problemas físicos, mentais e emocionais das pessoas.

Algumas doenças, como hipertensão e depressão, podem ser prevenidas com o bom uso das terapias integrativas. Além disso, quando necessário, tais terapias também podem ser usadas para aliviar sintomas e tratar pessoas que já estão com algum tipo de enfermidade.

É muito importante ressaltar que as terapias integrativas não devem substituir os tratamentos convencionais. Pelo contrário. A grande beleza destas terapias está na capacidade de atuar em conjunto com a medicina tradicional e, assim, ajudar os pacientes a conquistar mais qualidade de vida e bem-estar. Ressaltando os ganhos emocionais nas pessoas que se tratam com alguma das técnicas como a Reflexologia.

Por serem ações de cuidados transversais, as terapias integrativas podem ser realizadas na atenção básica, na média e na alta complexidade. Isso permite que elas permeiem diversos momentos da vida das pessoas. Algumas terapias integrativas já são usadas, por exemplo, em tratamentos paliativos.

Este é um assunto é tão sério que o próprio SUS (Sistema Único de Saúde) oferece 29 tipos de terapias integrativas gratuitamente aos pacientes. Entre elas estão a reflexologia, aromaterapia, ayurveda, homeopatia e meditação.

É importante salientar que se hoje todo o sistema implantasse os atendimentos nas UBS não teríamos terapeutas suficientes para atender a população, isso comprova a carência de profissionais aptos a atuar no mercado.

Invista em cursos para conhecer

Uma boa forma de conhecer as terapias integrativas é por meio de cursos de formação, que ajudam a entender profundamente as técnicas e seus benefícios. Uma segunda vantagem destes cursos é que o conhecimento nestas terapias pode ser o caminho para a realização financeira e profissional de muitas pessoas.

Há quem ingresse no caminho das Terapias Integrativas por curiosidade e, com o tempo e conhecimento, se apaixona justamente porque passa a entender sua eficiência. A partir daí, trabalhar com tais terapias e levar a sabedoria delas para ajudar o outro passa a ser uma profissão e uma missão.

Mas reitero que é preciso estudar. Esse estudo vai levar ao autoconhecimento e ajudar a pessoa a entender suas potencialidades, curar algumas feridas e dores pessoais e, a partir daí, traçar um novo caminho para a própria vida.

Desenvolver-se pessoalmente é um passo importante para quem pensa em atuar com terapias integrativas ou mesmo para quem ainda não está completamente decidido sobre este caminho.

Na Cetar, oferecemos três cursos diferentes (introdução, formação e especialização) que se complementam e ajudam tanto no autoconhecimento como na formação de profissionais de reflexologia que se diferenciam no mercado.

Justamente pelo fato da nossa metodologia ser diferenciada, conseguimos acolher todos os alunos independente de suas área de atuação e expectativas. Ao final do processo, muito além de certificá-los nós os capacitamos de forma a gerarem resultados mais assertivos e isso é um dos nossos grandes diferenciais no mercado.

E se você quer estar sempre atualizado sobre esses assuntos, acompanhe nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/cetar.reflexologia/ .

Compartilhe!

Leia também: