Agende um tratamento

Preencha seus dados e retornaremos com a
confirmação do seu agendamento.

Por favor preencha o campo.
Por favor preencha o campo ou verifique o endereço digitado.
Por favor preencha o campo com apenas números.
Por favor preencha o campo.
Por favor preencha o campo.
Home » Blog » O que é reflexologia?

O que é reflexologia?

A reflexologia é um tratamento natural, não medicamentoso e não invasivo que ajuda o organismo a chegar a um equilíbrio físico e emocional. Por meio de pressões em pontos específicos, o reflexologista consegue aliviar o nível de stress, relaxando o corpo e ativando o Sistema Nervoso Central da pessoa que está recebendo o tratamento e, desta forma, tratar o organismo como um todo, ajudando-o a restabelecer o equilíbrio perdido e aliviar sintomas.

O corpo humano é repleto de redes neurais que ligam os diversos órgãos ao cérebro. E algumas áreas, como os pés, possuem pontos associados a terminações nervosas que refletem órgãos e partes do corpo humano como rins, fígado, coluna, pulmão, quadril etc. Assim, ao estimular estes pontos durante a reflexologia, o reflexologista trabalha para que o próprio organismo se equilibre.

O resultado não fica apenas no alívio de um sintoma ou da dor. A reflexologia enxerga o ser humano integralmente. Isso significa que as dores e desequilíbrios também estão relacionados com questões emocionais. Por isso, ao tratar o organismo com a reflexologia, a pessoa passa a se conhecer melhor, a recuperar a autoestima e a encontrar mais força vital dentro de si.

Ao que tudo indica, a reflexologia surgiu em civilizações da antiguidade, como os egípcios e os chineses. No começo do século 20, o médico William Fitzgerald aplicou a reflexologia podal pela primeira vez no Boston City Hospital. Foi ele quem descobriu os canais de ligação que caminham pelo corpo verticalmente e abriu o caminho para o desenvolvimento da reflexologia como conhecemos hoje.

A reflexologia dói?

Muitos reflexologistas trabalham com o estímulo exatamente no ponto de dor, o que traz um resultado muito rápido. A dor é um termômetro para o profissional, já que quanto mais dolorido for o ponto, mas em desequilíbrio o órgão reflexo pode estar.

Porém, como a dor é diferente de pessoa para pessoa e cada um tem um limiar, muitos reflexologistas optam por trabalhar com o que chamamos de “estímulo”, que é o equilíbrio entre um toque suave e uma pressão forte. Aqui, o intuito não é causar dor, e sim estimular a terminação nervosa o tempo suficiente para atingir o resultado almejado.

Uma sessão de reflexologia dura em média 50 minutos e o tempo de estímulo varia de acordo com o nível de dor de cada ponto. Em geral, essa variação fica entre 30 segundos e 1 minuto. Quanto mais intensa for a dor, maior deve ser o tempo de estimulação.

A reflexologia como carreira

Além de ser um tratamento natural e potente que contribui para a qualidade de vida das pessoas, a reflexologia é uma área que ganha cada vez mais espaço no mercado empreendedor.

Muitas pessoas que sentem na pele os benefícios da reflexologia buscam nesta prática uma alternativa para a vida profissional, seja como uma nova área de atuação ou como uma fonte de renda extra. E isso é ótimo porque a reflexologia traz inúmeros benefícios para aqueles que recebem a técnica e também para quem aplica, já que estudar reflexogia é uma forma de entender o ser humano. Sem essa base de conhecimento comportamental não se tem um bom reflexologista.

Assim, trabalhar com a reflexologia é um caminho não só para oferecer mais qualidade de vida ao outro, mas também para encontrar mais qualidade na própria vida, seja por causa do autoconhecimento, da possibilidade de ter horários flexíveis, reconectar-se com um propósito maior e, claro, também pelo retorno financeiro.

Fique atento aos nossos conteúdos e esteja sempre atualizado. Assine a nossa newsletter!

Compartilhe!

Leia também: