
A palavra estima define o sentimento de carinho, afeto e respeito por alguém ou alguma coisa. Ela assim, sozinha, não é tão comum de ouvirmos por aí. Já a palavra autoestima está em todos os lugares e define esse mesmo sentimento por nós mesmos. É o carinho, o respeito e o afeto que cada um sente por si.
É um sentimento que construímos ao longo da vida e que está intimamente relacionado ao nosso autoconhecimento. Dependendo do olhar que colocamos sobre nós, essa autoestima pode ser positiva ou negativa. Por isso o autoconhecimento e a autoestima andam lado a lado.
A construção do autoconhecimento e da autoestima se dá a partir das experiências que vivemos, como relações familiares, amizades, trabalho, traumas e alegrias.
A autoestima negativa acontece quando a pessoa não gosta de si, sente muita culpa, medo, insegurança, fica o tempo todo se comparando com os outros. Já a autoestima positiva caracteriza-se pela confiança, coragem, aceitação do erro. É, em geral, característica de uma pessoa mais leve, que encara a vida de peito aberto.
Pessoas com boa autoestima costumam se conhecer melhor e lidar melhor com as adversidades. Elas têm problemas, ficam tristes e sofrem como todo mundo. Porém, passam por estes momentos com mais resiliência e serenidade.
Autoconhecer-se tem a ver com entender suas potências e vulnerabilidades. E essa é uma construção feita dia após dia por meio das relações, da observação de si e dos outros e da reflexão.
Quanto mais uma pessoa se conhece, mas ela vai gostar dela mesma. Claro que vai encontrar pontos negativos. Mas terá confiança e sabedoria para identificá-los e mudá-los com generosidade.
O exercício de se autoconhecer pode ser difícil, sofrido e gerar alguns incômodos, principalmente quando nos deparamos com aquela parte nossa que não é tão bonita quanto gostaríamos. Mas é esse exercício que vai gerar uma vida mais potente.
Juntos, autoconhecimento e a autoestima são ferramentas para uma vida mais plena.
Por enxergar o ser humano integralmente, a reflexologia entende que as dores e desequilíbrios do corpo não são apenas físicos, mas também estão relacionados com questões emocionais. Por isso é uma técnica que ajuda a pessoa a se conhecer melhor, a recuperar a autoestima e a encontrar mais força vital dentro de si.
A base de autoconhecimento também se dá através dos estudos correlacionados dos órgãos, suas funções fisiológicas e emocionais, e assim, entendendo melhor como o seu corpo está funcionando e o que pode estar em desequilíbrio.
Ao pressionar os pontos específicos, o reflexologista ativa o Sistema Nervoso Central de quem está recebendo o tratamento e, desta forma, ajuda o organismo a restabelecer o equilíbrio e a relaxar. E isso promove uma sensação imediata de bem-estar que só tem a colaborar, positivamente, com o desenvolvimento do autoconhecimento e autoestima.
A reflexologia é uma técnica que vai muito além de estímulos nos pés, não só pela oportunidade de tratar questões físicas, mas também pelo emocional e comportamental, é a chance de conhecermos a essência das pessoas, com qualidades e fraquezas, entendermos os conflitos que ali habitam , encontrar a raiz dos conflitos e quem sabe ter a oportunidade de resolvê-los.
Fique atento aos nossos conteúdos e esteja sempre atualizado. Assine a nossa newsletter!