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Como cuidar da sua saúde emocional e melhorar a ansiedade

A ansiedade é um problema que atinge milhares de pessoas no Brasil. O país, aliás, é considerado um dos mais ansiosos do mundo.

Nem sempre a ansiedade é ruim. Ela é importante para que você se proteja de situações perigosas, ficando alerta e tomando mais cuidado. Porém, quando essa ansiedade é exagerada e se manifesta diante de qualquer pequeno problema, causa um grande desequilíbrio no organismo por causa da liberação de hormônios.

Embora boas notícias possam causar ansiedade, em geral são as questões mais perturbadoras que geram problemas: doença, dificuldade financeira, segurança. Quando esses problemas batem na porta, muitas pessoas ficam desesperadas e não conseguem lidar com eles de forma racional.

Problemas e situação difíceis sempre vão existir. Quem está emocionalmente saudável tem as ferramentas para encarar situações difíceis e manter uma atitude positiva.

Por isso, cuidar da saúde emocional é importante. É esse cuidado que vai formar a base para que você consiga suportar as adversidades da vida com mais equilíbrio e retomar mais rapidamente a vida normal.

A boa notícia é que essa saúde emocional pode ser desenvolvida. E vamos te ajudar nisso.

 

Como manter a saúde emocional em dia

– Cuide do seu sono

O sono é um pilar de saúde muito importante. É dormindo que o corpo se recupera, grava memórias, produz hormônios e passa por uma limpeza. Quem dorme bem já está dando um grande passo para melhorar a saúde emocional e a ansiedade. Algumas dicas para melhorar o sono é desligar celular e televisão duas horas antes de ir para a cama, apagar as luzes, tomar um banho quente e relaxante, fazer algumas respirações profundas, ter uma alimentação leve à noite.

 

– Movimente-se

Ter uma rotina de exercício físico não beneficia apenas o corpo, mas a mente. As endorfinas liberadas nas atividades físicas são fundamentais para manter o bom-humor e a disposição. Se estes exercícios puderem ser feitos na natureza, ainda melhor, porque o contato com o mundo natural também estimula a produção de boas substâncias pelo organismo.

 

– Cuide da sua alimentação

A alimentação é fundamental para que nosso corpo e mente estejam saudáveis. É importante que você observe aqueles alimentos que te deixam mais pesado e ansioso. Açúcar, por exemplo, costuma não ser bom em momentos de muita ansiedade. Ele pode até te acalmar na hora, mas em pouco tempo seu corpo vai pedir mais açúcar. Então, procure se alimentar de produtos naturais, como frutas, legumes, cereais, castanhas e, claro, beba muita água.

 

– Relaxe

Além de trabalhar e dar conta das demandas da vida, é preciso encontrar um tempo para relaxar de verdade. Então, sempre faça alguma atividade que te dê prazer e seja despretensiosa, sem obrigações. Isso ajuda a relaxar a mente e a fazer com que você se sinta mais disposto.

 

Use as redes sociais com moderação

As redes sociais são ótimas ferramentas para trabalho, diversão e conversas. Porém, quando usadas com exagero, podem gerar ainda mais ansiedade. Muitas vezes, a pessoa fica esperando por um like, comparando-se com o amigo e acaba entrando em um looping de ansiedade. Por isso, é preciso usar com cuidado para não cair nessas armadilhas e levar essa ansiedade para o dia a dia.

 

Aproveite os benefícios das terapias integrativas

As chamadas terapias integrativas são ótimas ferramentas para ajudar a relaxar e equilibrar o corpo e a mente. Tratamentos como cromoterapia, reflexologia, aromaterapia, osteopatia e outras contribuem para o equilíbrio corpo e mente e ajudam a baixar a ansiedade sem efeitos colaterais.

Nunca se esqueça de que a saúde emocional é o pano de fundo da sua vida. Ela vai estar presente em momentos bons e ruins e, por isso, é tão importante ficar atento e cuidar dela constantemente.

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