Agende um tratamento

Preencha seus dados e retornaremos com a
confirmação do seu agendamento.

Por favor preencha o campo.
Por favor preencha o campo ou verifique o endereço digitado.
Por favor preencha o campo com apenas números.
Por favor preencha o campo.
Por favor preencha o campo.
Home » Blog » Bem-estar físico e emocional em tempos de grandes desafios

Bem-estar físico e emocional em tempos de grandes desafios

Viver em meio a uma pandemia não é nada fácil. São dias de angústia, tensão, medo e ansiedade. E não há nada de errado nisso. É mais do que normal que todos estejam mais vulneráveis diante de um cenário com tanto risco e incerteza.

Mas existem algumas atitudes que podem ser tomadas para passar por este período com mais qualidade de vida, bem-estar físico e emocional.

A primeira coisa a se fazer é aceitar a situação. A aceitação é importante porque nos permite enfrentar o caos em vez de resistir a ele, o que só gera mais sofrimento.

Caminhos para encontrar a calma

Apesar do medo, é preciso seguir em frente e acessar a coragem que existe em cada um de nós. Isso é enfrentar o caos. E existem estratégias que podem ajudar nesta tarefa.

Tentar estabelecer uma rotina dentro do isolamento e manter algumas atividades que já faziam parte da sua vida é uma delas. Assim, se você sempre teve horário para dormir ou fazer as refeições, mantenha-os. Se a sua rotina tinha alguma atividade de trabalho ou lazer que pode ser feita durante o isolamento, continue fazendo. Isso vai te ajudar a se manter em uma zona segura, com um pouco de certeza em meio a tantas incertezas e contribuir para o seu bem-estar físico e emocional.

Outro ponto importante é cuidar do corpo. Faça exercícios físicos na sala, na varanda ou no quintal e, se possível, aproveite para tomar um pouco de sol. Se você não sabe como se exercitar, use as dicas que estão espalhadas pela internet. Movimentar-se é fundamental para fortalecer o sistema imunológico e manter a saúde em dia.

Cuide dos seus pensamentos

Neste momento, a saúde mental é uma das mais abaladas. E para cuidar da mente é preciso, primeiro, cuidar dos pensamentos.

Então, tente observar quais padrões de pensamento você está ativando. Um pensamento catastrófico vai gerar angústia, insônia e irritabilidade. É um pensamento não produtivo, que aumenta a ansiedade.

Procure deixar esses pensamentos um pouco de lado, desligando-se dos noticiários e se nutrindo de boas coisas, como conversar com os amigos queridos, ouvir música, assistir a programas divertidos, enfim, fazer algo que te dê prazer.

E tente nutrir apenas os pensamentos produtivos, que são aqueles que vão te ajudar a enfrentar as situações e entender o que pode ser feito neste momento. Lidar com os pensamentos é um exercício diário e nem sempre é fácil. Como ginástica, é preciso praticar diariamente. Mesmo que a realidade seja dura e preocupante, quanto mais pensamentos positivos você conseguir manter, mais a sua mente vai entender que está tudo bem.

Não se trata de fugir do problema, mas de não se apegar somente a ele. Apesar de tudo, a vida precisa seguir da melhor forma possível.

Use as terapias integrativas a seu favor

É importante, também, que você não fique mais ansioso por achar que não deveria ter ansiedade. É absolutamente normal ter esta sensação neste momento. O mais importante é você perceber isso e tentar amenizá-la.

Além de cuidar dos pensamentos, do corpo e da rotina, as terapias integrativas podem te ajudar. Estas terapias são aquelas usadas de forma complementar e que ajudam a restabelecer a harmonia do corpo e da mente. Elas trazem ótimos resultados e são uma ferramenta importante para manter o bem-estar físico e emocional.

Neste momento de isolamento social, muitas delas podem ser feitas ou aprendidas de forma remota, como a EFT, um tipo de acupuntura sem agulhas que pode ser aplicada em si mesmo ou em outros.

Lembre-se sempre que saúde é uma construção que fazemos ao longo da vida. Neste momento, precisamos fazer o possível para nos manter bem. Mas é importante também que, a partir de agora, cada um olhe para a sua saúde de forma mais atenta e cuidadosa, para que corpo e mente estejam mais fortes e saudáveis diante de qualquer desafio da vida!

E a CETAR quer te ajudar a passar por este momento e desbravar um estilo de vida muito mais saudável!

E se você quer estar sempre atualizado sobre esses assuntos, acompanhe nossa página no Facebook!

Compartilhe!

Leia também: